ATENÇÃO PRIMÁRIA
Estratégia Saúde da Família
Atividades:
* Mapeamento da área descrita e dos equipamentos sociais presentes nesse território como escolas, associações comunitárias, ONG’s, etc.
* Planejamento, busca ativa, captação, cadastramento e acompanhamento das famílias de sua área descrita.
* Acolhimento, recepção, registro e marcação de consultas.
* Ações individuais e/ou coletivas de promoção à saúde e prevenção de doenças.
* Consultas médicas e/ou de enfermagem.
* Consultas e procedimentos odontológicos.
* Realização de procedimentos médicos e de enfermagem:
- Imunizações
- Inalações
- Curativos, drenagem de abscessos
- Administração de medicamentos orais e injetáveis
- Terapia de reidratação oral, etc.
* Acolhimento em urgências básicas de médicos, de enfermagem e de odontologia.
* Realização de encaminhamento adequado das urgências, emergências e de casos de maior complexidade.
* A coleta de material para exames laboratoriais e a dispensação de medicamentos devem ser analisadas sob a perspectiva do custo benefício da centralização ou descentralização dessas ações de acordo com o planejamento municipal.
ATENÇÃO SECUNDÁRIA
Centro Municipal de Especialidades
Atividades:
* Marcação de consultas especializadas, sendo estas no âmbito Municipal e Estadual;
* Marcação de exames especializados no âmbito Municipal e Estadual;
* Encaminhamento para consultas cirúrgicas;
* Encaminhamento para pequenas cirurgias;
* Encaminhamento para procedimentos especializados;
* Encaminhamento para procedimentos Quimioterápicos;
* Entrega de medicamentos na rede;
* As marcações são realizadas por sistema de agendamento, respeitando o critério de complexidade de cada usuário.
* O fluxograma estabelece um direcionamento de referencia e contra referencia, tendo origem na atenção primária, e posterior a critérios de avaliação, encaminhado a atenção especializada para efetivação dos serviços prescritos.
ATENÇÃO TERCIÁRIA
Atendimento Hospitalar
Atividades:
* Voltado aos Atendimentos de Urgência e Emergência.
* Os estabelecimentos de Pronto Socorro Públicos devem ser estruturados para prestar atendimento a situações de urgência e emergência, garantindo todas as manobras de sustentação da vida e condições de dar continuidade à assistência no local ou em outro nível de atendimento referenciado;
* Define-se por "emergência" a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Define-se por "urgência" a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
* Considerando que a definição rigorosa do que vem a ser urgência e emergência é bastante difícil e a demanda de atenção no Pronto Socorro abrange também toda uma gama de pacientes que não encontram acolhimento em outros serviços (ambulatórios, unidades básicas, etc), com queixas crônicas e sociais, que acabam procurando esse serviço, é necessário que o médico atendente proceda à triagem dos casos utilizando a análise criteriosa e o bom senso para reconhecer o grau de seriedade que envolve cada situação e as possíveis consequências de suas ações e omissões
FLUXOGRAMA DA ESF – PIÚMA
TABELA DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL VOLTADO A SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM DE PIÚMA.
ESPECIALIDADE | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 |
GINECOLOGIA | 315 / mês | 360 / mês | 400 / mês | 480 / mês |
UROLOGISTA | 20/ mês | 50/ mês | 70/ mês | 100/ mês |
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