SEJA BEM VINDO

Nós, profissionais das áreas Saúde e Jurídico, queremos dar-lhes boas vindas e obrigado pela visita.

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil
Desde o período cujo modelo era Hospitalocentrico, passando pelas conquistas populares na 8ª Conferência Nacional da Saúde em 1986, Contituição Federal de 1988 e Leis que Implantaram o SUS em 1990.

OBRIGADO AMIGO VISITANTE

OBRIGADO AMIGO VISITANTE
OBRIGADO AMIGO VISITANTE

PESQUISAR

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENTREVISTA COM IDOSA DO PROGRAMA DE TUBERCULOSE DE GUARAPARI-ES

Senhora M. Q., 66 anos, moradora do bairro São Gabriel, Guarapari, ES, cliente do Programa de Controle da Tuberculose.  

Fora perguntado sobre a dificuldade de acesso a saúde: "na minha família eu tenho que cuidadar de tudo e de todos, moram comigo um filho alcoolatra, cinco netos menores de idade, eu tenho que dar conta da saúde de todos e não sobra tempo para cuidar da minha.  E para chegar ao posto de saúde: com a carteirinha do idoso fica mais fácil, pois não preciso pagar passagem, porém, tenho que subir um morro e andar cerca de uns 15 a 20 minutos, mas 15 minutos dentro do ônibus ate o posto; dentro do ônibus sempre venho sentada, quando esta muito cheio, alguém sempre levanta para eu sentar. Existem problema para realizar exames: eu não tenho dinheiro, o SUS sempre me ajuda, só que muitas vezes eu tenho que esta na fila as quatro horas da manhã, mas eu consigo. Conseguir remédio: não tenho dificuldade, tem a "farmacinha do posto", só que as vezes falta, ai falta em todo lugar e eu tenho que esperar. E com os profissionais, há dificuldade: todos me atendem bem, ,e dão preferência por ser idosa, eu não tenho dificuldade nenhuma, igual aqui, vocês me atendem muito bem, me dão cesta básica, vale-transporte para meu neto me acompanhar e eu agradeço. Quando questionada sobre discriminação por ser negra e pobre ela relatou: já sofri discriminação, muito por ser pobre, morar em "barraquinho", por ser muito fraquinha, magrinha, as pessoas mandavam eu me apegar a Deus, que um dia eu venceria; mas sempre tive ajuda das pessoas, eu estou sempre trabalhando a noite toda, madrugada e emendava fazendo bico durante o dia, as pessoas gostavam de mim, pois nunca arrumei problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário