SEJA BEM VINDO

Nós, profissionais das áreas Saúde e Jurídico, queremos dar-lhes boas vindas e obrigado pela visita.

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil
Desde o período cujo modelo era Hospitalocentrico, passando pelas conquistas populares na 8ª Conferência Nacional da Saúde em 1986, Contituição Federal de 1988 e Leis que Implantaram o SUS em 1990.

OBRIGADO AMIGO VISITANTE

OBRIGADO AMIGO VISITANTE
OBRIGADO AMIGO VISITANTE

PESQUISAR

terça-feira, 4 de outubro de 2011

INSERÇÃO DA MULHER NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Enfº César Henrique Ferraço Vetorazi

OBJETIVO GERAL DA AÇÃO:
Aumentar a participação da mulher no Conselho Municipal de Saúde de Piúma-E.


JUSTIFICATIVA:
O Conselho é composto de 40 representantes, sendo 20 titulares e 20 suplentes. O Órgão respeita a paridade entre os Conselheiros (25% gestores, 25% profissionais de saúde e 50% usuários). Esse aumento do sexo feminino entre os participantes trará mais discussões a temas polêmicos, mostrando suas ideologias para chegarmos a um denominador comum.     
Baseado na Lei nº 9504/1997 que determina a reserva de 30% das candidatas dos partidos políticos para mulheres, criar uma lei que dê maior participação, inserindo-as como defensoras, no contexto, do Sistema Único de Saúde. Assim como já acontece na forma de lei nos partidos, uma porcentagem de 30% da participação e candidatura feminina, isso me fez potencializar também a mesma no Conselho de saúde e até posteriormente instituir um movimento para que em lei municipal seja acrescentada a mesma em outros conselhos municipais, independente do setor.
Sendo assim, a proposta estará argumentada em lei federal e, portanto, acredito que esta conquista disseminará movimentos posteriores e de relevância á comunidade feminina e a piumense em geral.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
Baseado na Lei nº 9504/1997 que determina a reserva de 30% das candidatas dos partidos políticos para mulheres, criar uma lei que dê maior participação, inserindo-as como defensoras, no contexto, do Sistema Único de Saúde.
-Reunião para a discussão da questão;
- Pautar em assembléia geral com todos os conselheiros;
- Votação na plenária;
- Registro em ata;
- Colocar em prática na formação do próximo conselho, que é instituído a cada 2 anos;
- Divulgação dos resultados para a comunidade geral na rádio municipal Comunitária de Píuma, e principalmente no setor de saúde em forma de cartazes para fomento em outros setores.

POPULAÇÃO BENEFICIADA:

Mulheres representadas por aquelas no conselho saúde e após todas as da comunidade com as políticas dos conselhos em que certamente serão inseridas após a divulgação e movimento das mesmas.




Um comentário:

  1. muito interessante o seu plano de ação, mas dificil de se por em pratica, pois aqui mesmo em Piúma nós como usuarios do SUS não sabemos quando acontece o conselho, falta divulgação.

    ResponderExcluir