SEJA BEM VINDO

Nós, profissionais das áreas Saúde e Jurídico, queremos dar-lhes boas vindas e obrigado pela visita.

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil
Desde o período cujo modelo era Hospitalocentrico, passando pelas conquistas populares na 8ª Conferência Nacional da Saúde em 1986, Contituição Federal de 1988 e Leis que Implantaram o SUS em 1990.

OBRIGADO AMIGO VISITANTE

OBRIGADO AMIGO VISITANTE
OBRIGADO AMIGO VISITANTE

PESQUISAR

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SAÚDE, SEGURANÇA, E AUTO-ESTIMA DAS TRABALHADORAS DO SETOR DE OBRAS


Vania Viana dos Reis Martins


OBJETIVO GERAL DA AÇÃO:

Desenvolver junto às mulheres que realizam serviços braçais da secretaria de serviços, um trabalho de conscientização para que elas possam aplicar no seu dia a dia as informações, no intuito de recuperarem a auto-estima, tendo condições desta forma de estruturar suas vidas, organizar seus serviços de uma maneira que as faça sentir que apesar de realizarem um tipo de serviço que até bem pouco tempo era só dos homens pela brutalidade do mesmo, não perderam sua dignidade e a característica feminina própria de cada uma. Despertando, assim, em cada uma delas o amor próprio que parece já terem perdido, para que voltem a utilizar os EPI’S pertinentes, no intuito de se protegerem das inúmeras doenças que podem adquirir por estarem realizando os serviços sem os mesmos, ou mesmo para evitar que se machuquem muitas delas ou quase todas não utilizam ou não se importam com eles, passando a ter mãos grossas e de aspecto rude igual a dos homens que só realizam trabalhos da mesma natureza ou ainda mais duros.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista ser 70% o número de mulheres que integram o quadro de funcionários da secretaria de serviços designadas para realização dos serviços concernentes a varrição e capina, já há algum tempo venho pensando que é preciso olhar para elas com mais carinho, e fazer com elas mesmas se enxerguem com mais amor próprio. Em sua maioria sequer utilizam os equipamentos de proteção individual para se protegerem de se machucarem e de contraírem doenças, pois dependendo do local onde trabalham ficam em contato com detritos que podem transmitir algum tipo de doença, assim como podem se cortar com as enxadas que utilizam na capina.
Além de ser uma questão de saúde e segurança é também de valorização da pessoa o uso de EPI´S, principalmente o público feminino estereotipado, quando em serviços chamados de “masculinos”.
Essas mulheres as quais me refiro prestam um tipo de serviço que tem a finalidade de nos garantir uma cidade limpa. Minha intenção é a de despertar nelas o cuidado para consigo mesmas e a elevação da auto-estima que a maioria nem considera ter, pois se acham um verdadeiro lixo, através de um trabalho de conscientização diária, durante algum tempo acompanhar de perto o trabalho delas e a cada dia antes de iniciarem suas atividades mostrar-lhes através de fotos e textos bem elaborados numa linguagem bem simples as conseqüências deste descaso delas para com elas mesmas, pois os epi’s são fornecidos, elas é que não gostam de usá-los.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:

* Aproximação das mulheres trabalhadoras do setor de serviço de obras;
* Acompanhamento diário dos trabalhos das mesmas;
* Coleta de fotos, vídeos, textos sobre o uso de EPI´S, em especial em trabalhadoras deste setor,
* Dinâmicas de 30 minutos iniciais e 30 minutos finais do serviço diário, durante 15 dias, com o material coletado,
* Certificação deste mini curso e no final do ano certificação de gratificação ás mulheres trabalhadoras pelo uso e disseminação do mesmo.

CRONOGRAMA:

Para planejamento:

Para elaboração: aproximação, acompanhamento e coleta de material: aproximadamente 60 dias.

Para execução:   Para por em prática: dinâmicas durante 15 dias e certificações numa festa de todos os funcionários do setor antes do Natal.


POPULAÇÃO BENEFICIADA:

O grupo de servidoras municipais que desenvolvem os serviços de limpeza pública, no que concerne varrição, capina, pintura de meio fio e atividades afins. E posteriormente todos os trabalhadores e trabalhadoras de setores de risco, como o de Obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário