SEJA BEM VINDO

Nós, profissionais das áreas Saúde e Jurídico, queremos dar-lhes boas vindas e obrigado pela visita.

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil

Evoluindo historicamente com a acessibilidade da Saúde no Brasil
Desde o período cujo modelo era Hospitalocentrico, passando pelas conquistas populares na 8ª Conferência Nacional da Saúde em 1986, Contituição Federal de 1988 e Leis que Implantaram o SUS em 1990.

OBRIGADO AMIGO VISITANTE

OBRIGADO AMIGO VISITANTE
OBRIGADO AMIGO VISITANTE

PESQUISAR

sexta-feira, 30 de março de 2012

Acessibilidade ao Sistema de Saúde através do Conselho


 “O Conselho de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei 8.142/90 que dá total amparo de participação da comunidade” (ministério saúde).
Faço parte do Conselho de Saúde do Município. É uma conquista grandiosa da participação popular, pois o Conselho é paritário onde 50% dos membros, são obrigatoriamente, da classe (segmento) usuário do sistema de saúde e com direito a voto. Por falta de informação, descrença ao órgão ou falta de informação as reuniões há pouca presença do usuário em reivindicar seus direitos, estes sim, tem o direito a voz e não ao voto. 
       
Uma idéia para divulgar os encontros e a sua importância do Conselho é que as reuniões não ocorram em ambiente de difícil acesso, como de costume, numa sala reservada no imóvel da Prefeitura, e sim, transcorrer em bairros alternados dos municípios, divulgados por meio de comunicação que facilite o acesso da comunidade, como forma de engajar e fortalecer a participação do usuário no conselho, isto sim, é uma das formas mais eficazes, democráticas e igualitárias, no estado de democracia em que vivemos, de movimento organizado, para as conquistas contra a desigualdade e discriminação seja de raça ou gênero, assim como, demais que sofremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário